top of page

O Ser e o Tornar-se Digno

  • Foto do escritor: J. Lino
    J. Lino
  • 6 de dez. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de dez. de 2023

Dizem “porque penso, existo”, mas quantos escutam quem é esse que pensa e sobre o quê pensa, com qual sujeito, e de que forma, com quê desejo, com quê direito? "O ser e tornar-se digno" é um trajeto de agir a partir do reconhecimento da ignorância para, então, superá-la passo a passo, sem fim.


Por isso resolvi me perguntar: mas o que é mesmo a dignidade humana? Em que contexto hoje ela se apresenta, diante dos ideais democráticos e da nossa Constituição? O “ser e o tornar-se digno” de Sócrates é ainda muito atual, tanto quanto a lógica de certezas, incertezas e imponderabilidades dos filósofos que o precederam. Afinal, por que os interesses de Estado prevalecem sobre o cidadão? Essa é a linha de pesquisa da minha dissertação de mestrado, concluída em 2023, e que segue a estrutura de crítica da Esquética e reposiciona a reconquista da dignidade humana.


Clique aqui para acessar o texto integral da dissertação de mestrado "Indignidade Humana - Ou porque os interesses de Estado prevalecem sobre os direitos humanos".


A metodologia Esquética trabalha com a abordagem do Ser e do Tornar-se Digno a partir da construção de consensos, por meio da Psicanálise, Mentoria e Consultoria Estratégica. Agende agora a sua entrevista sem compromisso!


Bem-vinda(o) ao novo, bem-vinda(o) à Esquética!



תגובות


© 2014 José Luiz Marques Lino - Todos os direitos reservados

bottom of page